Representantes da Fundação Alas-BID visitam projetos realizados em Itatiba

 

O Programa Primeiríssima Infância, desenvolvido em Itatiba por meio de parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Secretaria de Estado da Saúde, está entre os quatro finalistas selecionados do concurso Alas-BID, que chega em sua segunda edição e é promovido pela Fundação América Latina em Acción Solidaria (Alas), criada pela cantora colombiana Shakira e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “A participação de Itatiba no Primeiríssima Infância é muito importante no sentido de oferecer uma atenção especial à criança de 0 a 3 anos. A possível premiação confirma o acerto do município em aderir ao programa, que tem tido excelentes resultados em nossa cidade”, disse o Prefeito João Fattori.

 

Fotos: André Fujiwara / PMI

Fotos: André Fujiwara / PMI

O objetivo do concurso é reconhecer a inovação, a excelência e o investimento em programas que beneficiem a Primeira Infância. Existem quatro categorias: melhor organização, melhor educador, melhor inovação e melhor publicação. O projeto Primeiríssima Infância está concorrendo na categoria de melhor inovação, considerando sua segunda etapa, quando foi expandido para os 12 municípios que compõem o Colegiado Regional de Jundiaí, no estado de São Paulo.

 

Por este motivo, uma comissão encarregada de conhecer os projetos desenvolvidos no município visitou na manhã desta quarta-feira, dia 23 de outubro, três unidades de atendimento à criança: o Centro de Atenção à Criança (CAC), o PSF do NR ‘Afonso Zupardo’ e o Cemei ‘Prof. Hélio Gouvêa Joly’, que fica no Parque da Colina I.

 

Representando o BID, esteve presente a consultora internacional Maria Gador Mendonza, acompanhada de Gabriela Aratanji Pluciennik, coordenadora de programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Teresa Cristina Betelli Piccolo, articuladora regional do Programa Primeiríssima Infância e Ligia Maria Almeida Bestetti, representante da Secretaria de Estado da Saúde. Na visita, o grupo conheceu os membros do comitê local e as ações desenvolvidas na cidade a partir da instituição do Programa Primeiríssima Infância. Também participaram da reunião o Prefeito João Fattori e a Secretária da Educação Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko.

 

Destaque

O município foi selecionado para a visita pois apresenta bons resultados no desenvolvimento do programa e vem recebendo destaque. “Itatiba faz parte do colegiado regional de Saúde e do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância. Como inscrevemos o programa regional para esse prêmio convidamos o BID para conhecer os municípios. Escolhemos Itupeva, que é a precursora, e Itatiba, porque tem se mostrado bastante motivada na condução do programa”, esclareceu Gabriela Pluciennik.

 

Débora Rocha Diniz, enfermeira do CAC, articuladora e presidente do Comitê do Programa Primeiríssima Infância em Itatiba, apresentou para a comissão os resultados obtidos em Itatiba. “Itatiba já vinha apresentando ótimos resultados no que se refere ao atendimento aos bebês de 0 a 3 anos, contudo, aderir ao Programa Primeiríssima Infância fez com o município unificasse essa atenção à criança nas áreas de Educação, Saúde e Ação Social, de modo a ampliar esse cuidado”, explicou Débora.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE