Seca põe Campinas e 16 cidades da região em alerta

Dezessete cidades, entre elas Campinas, entraram nesta quinta-feira (20) em estado de alerta por causa da baixa vazão do Rio Atibaia, de acordo com boletim divulgado pela Sala de Situação dos Comitês das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O estado de alerta, definido pela Agência Nacional de Águas (ANA) não restringe o uso da água, mas chama a atenção dos usuários para a proximidade de uma restrição. Das 17 cidades, seis captam a água no Atibaia para abastecimento público — Campinas, Jundiaí, Sumaré, Atibaia, Valinhos e Itatiba.
Além das 17 cidades do Alto e do Baixo Atibaia, o estado de alerta foi mantido para 20 municípios da região do Rio Jaguari e o estado de restrição permanece para as dez cidades da sub-bacia do Rio Camanducaia, onde as empresas de saneamento foram obrigadas a reduzir a captação em 20% e as indústrias e o setor agrícola em 30% desde terça-feira. As cidades de Amparo, Extrema, Camanducaia e Toledo captam água no Camanducaia para o abastecimento público. As cidades de Jaguariúna, Limeira, Hortolândia, Bragança Paulista, Paulínia, Pedreira, Jaguariúna e Extrema captam água no Rio Jaguari.
No total, 47 cidades correm risco de desabastecimento por causa da crise hídrica que atinge a região do Sistema Cantareira desde o Verão de 2014 e está sendo agravada com a seca desse período de estiagem. Há 19 dias não chove na região dos reservatórios do Cantareira. Nem todas as cidades captam água nesses rios — muitas fazem uso dos afluentes, que também estão com baixa vazão.
Na região do Baixo Atibaia, o alerta foi declarado porque o rio atingiu vazão média, medida no ponto de monitoramento em Paulínia, de 3,85 metros cúbicos por segundo (m³/s) nos últimos três dias. O volume que define o alerta está na faixa acima de 3,5m³/s e abaixo de 5m³/s. A restrição no Baixo Atibaia ocorrerá quando a vazão for inferior a 3,5m³/s. A medida atinge Campinas, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Valinhos e Vinhedo, cidades que têm parte dos territórios na sub-bacia do Atibaia.

Na região do Alto Atibaia, o alerta foi deflagrado pela vazão média dos últimos três dias de 4,9m³/s, medida no posto fluviométrico de Valinhos. A vazão que define o alerta está entre 4m³/s e 5m³/s. Integram o Alto Atibaia as cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Itatiba, Jarinu, Morungaba, Nazaré Paulista, Piracaia e Valinhos. Apenas Itatiba está totalmente inserida nessa região do rio.

Gatilho
A redução de captação ocorre em função de dois gatilhos. O primeiro começa a valer quando o volume útil do Sistema Cantareira, disponível por gravidade, for menor que 49 bilhões de litros no Sistema Equivalente, composto pelas represas Jaguari, Jacareí, Cachoeira e Atibainha. Esse volume equivale a 5% do volume útil, que já não existe desde maio do ano passado, quando teve início o bombeamento de duas cotas do volume morto, a água que fica abaixo dos túneis de captação. Assim, o primeiro gatilho já está valendo.

O segundo é o estado da vazão em determinados postos que medem o nível dos rios. Essas vazões de referência são calculadas às segundas e quintas-feiras e ficam disponíveis na sala de situação dos Comitês das Bacias do rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). A passagem do estado de alerta para o de restrição ocorre a partir das 0h do dia seguinte à disponibilização da informação e a saída, imediatamente após a publicação no site dos comitês.
Por: Maria Teresa Costa/ RAC
Foto: Cleber Quintino
Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Uber começa a funcionar na cidade de Campinas A Uber começa a operar nesta quarta-feira, 27, em sua primeira cidade do interior de São Paulo. A partir das 14h de hoje, quem mora em Campinas também...
Fogos matam dois cães e deixam dezenas perdidos na... Mortes, fugas, internações. Esse é o balanço que os fogos ruidosos deixaram mais uma vez na Região Metropolitana de Campinas. O sharpei Shong, de 7 a...
58 novos Delegados diplomados pela CONFEP( CONSELH...   CONFEP( CONSELHO FEDERAL PARLAMENTAR ) realizou no ultimo dia 11 de Maio,  Solenidade Oficial na Assembleia Legislat...

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Dois projetos de lei serão apreciados por Comissão... Hoje (21), às 16h, a Comissão de Educação, Cultura...
Ônibus com jogadores do Iraty capota e deixa ferid... Um grande susto marcou a tarde de sábado (19) para...
Vitória surpreende no Itaquerão e derruba série in... O sonho de grande parte da torcida corintiana em v...
Mudança no registro de nascimentos é o primeiro it... Os senadores devem começar a semana de votações no...

Populares

Centro de Capacitação abre inscrições para novos c... Na quarta-feira, dia 26 de julho, o Centro de Capa...
Termina segunda-feira prazo para quem recebe auxíl... Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para que ...
Quatro projetos recebem aprovação do Plenário em I... Nesta quarta-feira (02), a Câmara Municipal de Ita...
A Mediação de Conflitos Resgatando valores Familia... Todo indivíduo forma sua personalidade e ide...
Ônibus com jogadores do Iraty capota e deixa ferid... Um grande susto marcou a tarde de sábado (19) para...
CLOSE
CLOSE