‘Ser Tão Caipira’ promete viagem pela cultura da roça em Itatiba

O caipira Januário desembarca em Itatiba na próxima semana e receberá o público no Teatro Ralino Zambotto para um encontro que promete boas risadas e uma viagem pela cultura do povo da roça. A moda de viola num pequeno rancho, os causos contados com o sotaque do interior e o cafezinho coado na hora são os principais elementos do espetáculo ‘Ser Tão Caipira’, produzido pela Companhia de Teatro Sia Santa, que terá cinco apresentações em Itatiba.

Nos dias 27 e 28 de agosto as sessões serão apresentadas para os integrantes do Clube do Idoso, às 14h, e para os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos – às 19h30. Na quinta-feira, dia 29, às 20h, o Teatro abrirá as portas para todos os moradores da cidade, com entrada gratuita. Os convites para esta apresentação serão distribuídos gratuitamente no Museu Municipal ‘Padre Lima’ (Praça da Bandeira, 122, Centro, fone: 4524-1264), a partir da próxima terça-feira, dia 27 de agosto, às 9h. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. A expectativa é reunir cerca de 1.500 pessoas em todas as apresentações.

O texto da produção, que mistura humor e poesia, partiu da pesquisa do ator Edson Lozano. Ele é quem dá vida ao personagem Januário, caipira que compartilha com o amigo, o violeiro Agnaldo Araújo, os costumes e a paixão pela vida no interior. De acordo com Lozano, o trabalho cênico musical foi inspirado na linha de Rolando Boldrin. “Sou um garimpeiro de livros e textos sobre os costumes do caipira e tenho muito prazer em colaborar na difusão desta cultura”, disse Edson Lozano.

Oficina

‘Ser Tão Caipira’ também dá nome ao projeto de formação de plateias para o público adulto. No dia 29 de agosto está agendada a oficina ‘A Cultura de Tradição Oral e a Transmissão de Saberes’. Coordenado pela equipe da Sia Santa, o encontro acontecerá das 9h às 12h no Conservatório Municipal ‘Alba Panzarin Degani’, localizado na Rua Rafael Órdine, nº 120, Jardim Tereza. Os interessados em participar da oficina devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba pelo telefone (11) 3183-0000.

“A oficina   proporciona a discussão dos processos narrativos e de transmissão da memória e saberes de forma oral, além da prática de exercícios de integração do corpo e da mente em rodas de conversa e canções populares”, explica Crispim Júnior, diretor executivo da Sia Santa.

Aprovado pelo Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo),  o projeto contemplará quatro cidades do interior paulista e atenderá a cerca de seis mil pessoas até o fim do ano. Além de Itatiba, Valinhos e Vinhedo também receberão o projeto e Louveira foi a primeira cidade a ser contemplada.

‘Ser Tão Caipira’ conta com o apoio das empresas Villares Metals e Kuka Produtos Infantis e da Prefeitura de Itatiba.

Sia Santa

A Companhia de Teatro Sia Santa foi fundada em 10 de junho de 1973, na cidade de Campinas. Desde então, soma-se ao seu repertório 16 espetáculos (sendo nove de teatro infantil, cinco empresariais e dois para jovens, adultos e melhor idade), além de performances temáticas, oficinas para professores e a linha do teatro sob medida. A Sia Santa também atua em teledramaturgia para cinema e televisão. Declarada Órgão de Utilidade Pública pela Lei 7523/93, a Sia Santa já produziu mais de 60 espetáculos que foram apresentados para cerca de cinco milhões de espectadores no Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru, Equador e Estados Unidos.
Serviço:
‘Ser Tão Caipira’
Quinta-feira, 29 de agosto, às 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal ‘Padre Lima’ (Praça da Bandeira, 122, Centro, fone: 4524-1264), a partir da próxima terça-feira, dia 27 de agosto, às 9h. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada.
Classificação: 16 anos
Duração: 60 minutos

 

Comentários

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE