Teatro “A Noiva do Defunto”

A premiada comédia musicada de circo-teatro A Noiva do Defunto traz à luz dos espectadores uma releitura ao sabor contemporâneo, calcada na pesquisa sólida da Cia. Mensageiros da Arte sobre a linguagem popular da dramaturgia de picadeiro, de um dos espetáculos mais requisitados da teatralidade circense.

Tal como as encenações das companhias de circo-teatro brasileiro, a Cia. Mensageiros da Arte conta com músicos ao vivo em cena, responsáveis por executarem a trilha sonora, bem como a sonoplastia da montagem. Durante o processo de montagem, o grupo contou com a supervisão de pesquisa história do circense Walter de Almeida, fundador do Circo-Teatro Irmãos Almeida, considerado um dos maiores circos de circo-teatro do Estado nas décadas de 60 e 70.

Ao mesmo tempo em que descortinará ao público jovem esta modalidade de teatro, que ganhou fama com ícones, entre eles Mazzaropi, Barnabé, Nhá Barbina, Tonico e Tinoco, e Benjamin de Oliveira, o palhaço negro; a companhia refrescará a cuca dos mais antigos que muitas vezes foram ao circo assistir às comédias e dramalhões.

A adaptação dos Mensageiros da Arte de A Noiva do Defunto, assinada pelo grupo com supervisão de Maria cecilia Cyrino moreira, manteve a essência do Circo-Teatro. Para começar, a interpretação das personagens é exagerada e traz uma referência aos arquétipos da Commedia Dell’Arte (estilo teatral popular que influenciou o circo-teatro):  genoveva (Pantaleão, velho rabugento e sovina), Henrique (uma versão de Enamorado, o intelectual e galã), Isaura (empregada astuta, feito a Colombina), Maria das Dores (a sensual cortesã) e Alice (Enamorada, a filha solteira e ingênua). Os diálogos, típicos deste gênero teatral, são curtos e diretos.

O mesmo acontece com as marcações: ágeis, feito as esquetes de palhaços. O cenário é simples: além de poucos objetos de cena (mesa, banqueta e cadeira de balanço), há um painel pintado à mão, bem colorido, que faz uma referência a um casarão de fazenda (tem altar, cabeça de boi, vitrola, namoradeira, quadro do dia de casamento, entre outros elementos).

O figurino é bem espalhafatoso, digno dos números de picadeiros, construídos à base de chita. Já a maquiagem, faz uma alusão aos palhaços e saltimbancos de teatro mambembe. Para a missão de confeccioná-los, foi convidado o multiartista premiado Amadeu Tilli, um dos grandes nomes do teatro de Campinas, com mais de 30 anos de experiência.

A trilha da peça, que não aparece por mero enfeite, também ajuda a contar a história. No repertório, dois sucessos da dupla caipira Alvarenga e Ranchinho: Romance de uma caveira e Maria das Dores; além da canção Lobisomem, do humorista caipira Barnabé; e a música Quem quer ser vizinho meu?, do compositor mineiro Zé Bananeiro. Enquanto Romance… e Lobisomem serão gravações, Maria das Dores e Quem quer ser vizinho meu?  terão um sabor especial ao serem executadas ao vivo pelo elenco.

Por conta disso, a preparação vocal do grupo e os arranjos das músicas ficaram a cargo de Bia Cyrino, artista formada em Piano Erudito pela Faculdade de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Atualmente, faz mestrado em Música Popular na mesma instituição. É acompanhada na cena pelo percursionista Fábio Augustinis, também graduado em Música pela Unicamp.

Comédia Musicada de Circo-Teatro
55 minutos

Local: Universidade São Francisco – Itatiba -SP

Os ingressos serão vendidos a R$20,00  e meiaR$10,00 estudantes ,terceira idade e crianças(criança de colo não paga).

Podem ser retirados com antecipação no Instituto cultural iberoamericano –rua Benjamin Constant 974- centro-, na Academia Andréia Moretto e MP Studio de dança Tb., ou ligar 011989643792( cecilia) diretora.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE