Termina amanhã o prazo para justificativa eleitoral do 1° turno

Para os eleitores de Itatiba (SP), que não votaram e nem justificaram a ausência à urna no primeiro turno das Eleições deste ano, realizada no domingo, 05/10, a data para apresentar a justificativa ao juiz eleitoral termina nesta quinta-feira, 04/12, no Cartório da 58ª Zona Eleitoral, na Rua Professor Brito, 200, no Centro.

Segundo a Justiça Eleitoral, cada turno de votação de um pleito, é uma eleição autônoma. Essa medida que vale para todo o Brasil, afeta apenas os eleitores que não votaram no primeiro turno e para isso, basta se dirigir a qualquer Cartório Eleitoral e apresentar o requerimento de justificativa e a documentação que comprove a impossibilidade do voto, para que o juiz faça a examinação.

Se o eleitor não tiver o comprovante de votação ou de quitação de suas obrigações eleitorais, ficará impedido de exercer alguns direitos, entre eles: inscrever-se em concurso público, ser empossado em cargo público, obter carteira de identidade ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

No caso dos servidores públicos, se não votarem ou justificarem a ausência, ficarão impossibilitados de receber seus vencimentos até regularizarem a situação, onde correm o risco de ter sua inscrição eleitoral cancelada se atingirem três eleições consecutivas.

Para os eleitores que sejam analfabetos, maiores de 70 anos, tenham de 16 a 17 anos e aos portadores de deficiência física ou mental, essa regra não se aplica, pois o voto é facultativo.

Maiores informações: (11) 4594-1119.
Foto: TRE.
Fonte: TSE.

Jornalista (MTB/SP 81.201), assessor de imprensa, fotógrafo e analista da qualidade.

Natural do município do Rio de Janeiro (RJ), e residente no município de Itatiba (SP). Torcedor apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ), católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida.

Críticas, denúncias, elogios, reclamações, interesse em divulgar sua empresa, serviço ou produto, basta entrar em contato pelo e-mail: darlancmjornalista@gmail.com

Comentários

Darlan Monteiro

Jornalista (MTB/SP 81.201), assessor de imprensa, fotógrafo e analista da qualidade. Natural do município do Rio de Janeiro (RJ), e residente no município de Itatiba (SP). Torcedor apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ), católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida. Críticas, denúncias, elogios, reclamações, interesse em divulgar sua empresa, serviço ou produto, basta entrar em contato pelo e-mail: darlancmjornalista@gmail.com

Recentes

VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Prefeitura realiza trabalhos de campo no combate a... Seguindo a programação das ações de combate a deng...
Ministro Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rod... Ex-assessor de Temer foi flagrado recebendo R$ 500...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...

Populares

Polícia Militar fecha laboratório de drogas dentro... No local foram apreendidos 16 quilos de entorpecen...
Pedágios da região têm reajuste a partir deste sáb... Segundo a Artesp, nos últimos seis anos a receita ...
Novo ataque de ransomware começa a infectar comput... Um novo ataque de ransomware está infectando compu...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...
CLOSE
CLOSE