Transatlântico Costa Concordia começa a ser desvirado

Por Agência Brasil

 

O navio de cruzeiros Costa Concordia começou a ser desvirado hoje (16) em uma operação destinada a devolver o transatlântico à posição vertical. O navio de 290 metros e 114,5 mil toneladas foi içado a 10 graus de seu eixo, depois de sete horas de operação. A expectativa da equipe de engenheiros italianos e norte-americanos é que, conduzida a operação e atingidos 24 graus de inclinação, o navio começará a movimentar-se, devido ao peso da água que inundará tanques soldados nas laterais da embarcação, que se encherão de água.

O Costa Concordia naufragou em janeiro de 2011, na ilha de Giglio, na região da Toscana, Itália, causando a morte de 32 pessoas. O navio se chocou com rochas em frente à ilha, com 4.229 passageiros de 70 nacionalidades a bordo. Centenas de pessoas foram forçadas a saltar ao mar. O comandante Francesco Schettino teria abandonado o navio com passageiros ainda a bordo.

De acordo com os engenheiros envolvidos na operação, o lado do Costa Concordia que ficou sob a água nos últimos 20 meses está enferrujado, em contraste com a parte que ficou na superfície e está relativamente preservada. O resgate está orçado em 600 milhões de euros, mas a companhia proprietária do navio, Costa Crociere, estima que o valor pode chegar a 1,1 bilhão de euros, cerca de R$ 3,3 bilhões.

Em julho deste ano, penas de prisão de 18 a 24 meses foram aplicadas a cinco empregados da empresa Costa Crociere. O comandante Francesco Schettino é acusado de múltiplos homicídios por negligência, de abandono do navio, e de causar danos ambientais, o que pode levar a uma pena de prisão de até 20 anos.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE