Um toque para “reaquecer o namoro” com o cliente

De janeiro a junho, o faturamento do varejo no Brasil caiu 2,2% em relação ao mesmo período de 2014. Foi o pior primeiro semestre para o setor desde 2003, segundo dados do IBGE. Essa situação tira o sono de qualquer empreendedor, que vê o cliente tornar-se cada vez mais seletivo para colocar a mão no bolso. O “namoro” entre comércio e consumidor, que vinha firme nos últimos anos, está abalado pela crise econômica do País. Ao varejista cabe usar todas as ferramentas possíveis para evitar que a relação esfrie mais. Nessa hora, é imprescindível ter um atendimento de alto nível e o pós-venda é elemento chave para a reaproximação com o público.

 

Quem não gosta de sentir-se valorizado, especial? A pós-venda, quando bem-feita, tem esse efeito sedutor. Primeiro, porque demonstra atenção da empresa com a pessoa que a escolheu para gastar seu dinheiro. Segundo, porque é uma atitude simpática e facilita a construção de um relacionamento mais duradouro entre as partes. Terceiro, é uma forma de abrir caminho para quebrar uma eventual resistência do sujeito em voltar a comprar na sua loja.

 

Mas como fazer? Basta telefonar para o cliente e perguntar se ficou satisfeito? Mais ou menos; este é apenas o começo. Seja criterioso, ligue em horários adequados e sem exagerar (inconveniência e excesso causam efeito contrário). É preciso dar tempo suficiente para o comprador experimentar o produto. Os funcionários têm de estar treinados e os contatos (mesmo que por e-mail) devem obedecer a um roteiro e tornar a oportunidade proveitosa. Conversar com o público é importante para sentir como anda o mercado e saber como foi a experiência de compra.

 

A prática é mais eficaz quando há um cadastro com informações sobre o que cada um adquiriu, data, além de dados pessoais como idade, profissão, etc.

 

No contato, agradeça a preferência e aproveite para oferecer itens relacionados à aquisição anterior, estimulando o retorno. Premiar com um brinde é válido e o telefonema serve para avisar disso. Dependendo do tipo de produto, ofertar acompanhamento técnico gratuito é uma boa forma de agradar.

 

Manter um cliente é mais fácil do que conquistar novos. Em época de orçamento apertado e corte de despesas, fidelizar o consumidor é essencial. Lembre-se: uma pessoa satisfeita com o tratamento recebido por sua empresa é um potencial divulgador – e multiplicador – do seu negócio. E pode levar a um casamento feliz.

 

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

 

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Brasil tem o pior cenário tributário do mundo, rev... No cenário atual, a carga no País atinge surpreendente marca de 35% do PIB Agência Estado O Brasil é o pior cenário tributário em que se pode pisa...
Moradores de Itatiba são surpreendidos com falta d... Na tarde desta quarta-feira(04/03) a população de Itatiba foi surpreendida com a falta de água, ainda na manhã desta quinta-feira(05/03) vários bairro...
Polícia Federal cumpre nova fase da Lava Jato A Operação Lava Jato deflagrou na madrugada desta segunda-feira (21) sua primeira fase internacional em Lisboa, Portugal. A 25ª fase cumpre mandados d...

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Agressividade Infantil Você sabe o que é uma criança agressiva? Sabe como...
Serra das rodovias Anchieta e Imigrantes tem lenti... A rodovia dos Imigrantes continua com tráfego ...
Polícia ainda investiga desaparecimento de mulher ... A Polícia Civil ainda investiga o caso da estetici...
Homem procura por proprietário de veículo causador... Na última quinta-feira (31/12), um veículo Fiesta ...
PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE