Vacinação contra o vírus do HPV é iniciada em Itatiba

Desde a última segunda-feira, dia 2, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Saúde, disponibiliza em todas as unidades de saúde (UBS, PSF, CAC, CAISMI, CTA e Ambulatório Central de Especialidades), a vacina contra o vírus HPV para meninos.

A meta do Ministério da Saúde para o município é de vacinar 80% dos meninos na faixa etária de 12 a 13 anos – aproximadamente 1.700 jovens. No entanto, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é mais ousado, buscando imunizar 100% do público-alvo. A vacina é dividida em duas doses, com um tempo de seis meses de intervalo entre as duas aplicações.

“A vacinação para meninos tem como objetivo proteger contra doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária visa proteger os jovens antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus”, explicou Fábio Luiz Alves, Secretário da Saúde.

Segundo o MS, estudos feitos mostram que a inclusão dos meninos nos critérios de vacinação, contribui para a diminuição de doenças, já que possibilita a diminuição da circulação do vírus na população.

A vacina também está disponível para portadores do vírus HIV, homens e mulheres, de 9 a 26 anos, no Centro de testagem e Aconselhamento (CTA). As vacinas serão disponibilizadas em três doses: a inicial, uma após dois meses, e finalizando, a última dose após seis meses.

Sobre a vacina

2017.01.09_vacina_ssau2

A vacina faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização desde 2014, começando com meninas da mesma faixa etária e hoje atendendo jovens entre 9 e 14 anos. Para os meninos, a faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, incluindo os meninos entre 9 e 13 anos. A medida segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero, verrugas genitais, além de outras enfermidades. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente via contato sexual.

Mais vacinas

Também a partir do dia 2, a vacina contra a Meningite tipo C foi incluída no calendário de vacinação, destinada para ambos os sexos, na faixa etária de 12 e 13 anos. A vacina é de dose única e também está disponível em todas as unidades de saúde do município.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatiba recebe 500 livros do Projeto Mundo da Leit... Neste mês de outubro, alunos da rede municipal de ...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
Estudo alerta para aumento nos casos de DSTs entre... Ser idoso já não significa falta de atividade, cal...

Populares

Polícia apreende três suspeitos de matar professor... Um jovem e dois adolescentes foram detidos em Jund...
Professora desaparecida em Itatiba é encontrada mo... Ana Maria Jericó, de 55 anos, desapareceu durante ...
Trio é preso após comentário sobre homicídio em re... Segundo a Polícia Militar, corpo da vítima foi enc...
Quadrilha planejava o maior roubo a banco do mundo... A criatividade dos assaltantes é digna de um filme...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
CLOSE
CLOSE