VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA?

por Adriana Ferreira

 O DISTURBIO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

 

A característica essencial do Transtorno da Matemática consiste em uma capacidade para a realização de operações aritméticas (medida por testes padronizados, individualmente administrados, de cálculo e raciocínio matemático e testes em que a criança deve responder diretamente a quem esta perguntando) acentuadamente abaixo da esperada para a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade do indivíduo.

A Discalculia é um distúrbio de grande importância em grupo no qual as dificuldades de aprendizagem resultam de ordens de bloqueios emocionais e de convivência familiar.

 Crianças com Discalculia tem habilidade cognitiva para ter êxito em matemática, mas apesar disso, elas correm do problema colocando na cabeça a ideia de que não podem aprender a matéria e com isso levam na brincadeira e fingem que simplesmente esqueceram o que acabaram de aprender, são ainda crianças que trazem um quadro de agressividade disfarçada com os colegas e as pessoas mais próximas, tende a ter um amigo por vez não conseguindo socializar com varias crianças ao mesmo tempo, geralmente uma das características comum é querer tudo o que as crianças desenvolvidas na matemática têm, como brinquedos, jogos, atividades, e demais coisas, pois assim elas acham que estão competindo com esses, são crianças que não gostam de mudanças e com isso aprendem a manipular muito cedo,talvez usem isso como um refúgio, porém ao levar essas atitudes para a vida adulta os problemas se agravam cada vez mais, por isso a importância de cuidar desde cedo.

  Contudo, estudantes com Discalculia não são beneficiadas em classes especiais, pois além de ser um distúrbio pouco conhecido à maioria dos pais não vem da maneira correta o que esta acontecendo ou preferem achar que essas crianças não são inteligentes o suficiente, quando na verdade essas crianças precisam de ajuda de profissionais especializados.

Esse transtorno está presente em 3-6% da população, existe uma grande comorbidade entre os transtornos de aprendizagem, principalmente entre a Dislexia e Discalculia.

A discalculia é um distúrbio de aprendizagem, uma desordem neurológica que causa prejuízos na vida acadêmica, profissional e emocional de muitas pessoas.

Para a psicanálise devido á dificuldade de diagnóstico da Discalculia, o ideal seria desenvolver uma campanha na área de educação para que orientadores e pais identifiquem os sintomas para uma intervenção mais efetiva na forma de facilitar a aprendizagem e o controle emocional dessas crianças, tentando preencher as lacunas existentes causadas pelos transtornos com sessões interativas.

 Cabe ao psicanalista o comprometimento na contribuição junto com a pedagogia e familiares, tendo como o objetivo conciliar estratégias eficazes diante do transtorno para que ajudem de forma específica, obtendo assim resultados mais positivos para que a criança tenha um convívio escolar satisfatório

 

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Gasolina pode ficar até R$ 0,41 mais cara na bomba... BRASÍLIA - Com a decisão do governo de aumentar o ...
Prefeitura realiza trabalhos de campo no combate a... Seguindo a programação das ações de combate a deng...
Ministro Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rod... Ex-assessor de Temer foi flagrado recebendo R$ 500...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...

Populares

Pedágios da região têm reajuste a partir deste sáb... Segundo a Artesp, nos últimos seis anos a receita ...
Novo ataque de ransomware começa a infectar comput... Um novo ataque de ransomware está infectando compu...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...
Temer é o primeiro presidente a responder por crim... O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de...
CLOSE
CLOSE